Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

...o avesso de mim!

Eu achava-me aparentemente normal, até descobrir...

Redes sociais VS trabalho

"-Ouviste dizer que a menina X vai embora?
-Já ontem era tarde, onde já se viu, de baixa médica e a colocar fotografias com a filha no instagram! Para andar no passeio já não estava doente!"

vantagens-e-desvantagens-das-redes-sociais.jpg

Um diálogo bastante curto, mas que me deixou bastante alerta!
Esta situação aconteceu esta semana no meu local de trabalho. Desde já e pelo que consegui perceber esta tal menina X, entregou a carta de despedimento, portanto não foi a empresa a colocá-la na rua!
Mas onde fica a nossa liberdade com o surgimento das redes sociais?
Eu fiquei alertado, pois acabo por ter alguns colegas de trabalho adicionados na minha conta de facebook e instagram, será que os devo eliminar?
É que a vida ensinou-me que nas costas dos outros vejo as minhas!
Mas porque raio a menina X não pode publicar uma fotografia com a filha na rua? Quem garante que não se trataria de uma foto antiga? Ou mesmo actual, as pessoas são obrigadas a viver presas em casa?
É verdade também que quem não quer ter a vida toda comentada, para tal, que não se coloque a jeito!
Se calhar também me tenho colocado a jeito, talvez agora já vá tarde, ou não!
Será que tenho de pensar melhor nas minhas futuras publicações nas redes sociais afim de não ser comentado?
Mas isso não é ser completamente livre!
Vou ter de começar a tratar desta minha liberdade online antes que seja tarde demais!

Perigosamente anti-social!

images.jpg


Por estes dias tenho ouvido falar sobre o perigo das redes sociais e como tal várias têm sido as opiniões a criticar aquilo que acusam de estar a danificar cada vez mais as bases fundamentais de como as pessoas se comportam e se relacionam!
Na verdade se repararmos bem já não se fazem círculos de conversa à volta da mesa do café, no parque,  mas sim grupos de chat no facebook, no whatshapp onde todos podem conversar. Também já não se tiram fotografias para adornar as paredes de casas. Ao invés disso, publicam-se nas redes sociais para eternizar com o mundo inteiro, ou somar "gostos".
Porque já não bastam os elogios dos amigos e da família.


monitoramento-de-redes-sociais.jpg


Cada vez mais a arte da conversa olhos nos olhos começa a perder-se!
Até aqui estamos todos de acordo não?
Mas até que ponto temos nós noção do tempo que dispendemos com uma rede social em detrimento do convívio com os nossos?
Esta é uma polémica bem antiga com a qual acabamos por nos debater diariamente!
Todos os dias acabamos por ter exemplos menos graves do apego que as redes sociais provocam em nós, mais não seja, eu, que a cada pausa do emprego procuro o cacifo para ver se tenho mais um like ou um comentário no blogue ou exemplos bem piores de jovens que atravessam a rua de telémovel na mão e cabeça baixa sem olharem para os lados, ou aqueles casos que alguns percorrem o feed de notícias enquanto conduzem, ou ainda aqueles acidentes em que com a ânsia de se obter a melhor selfie para o facebook se provoca a própria morte!
Estamos cada vez mais anti-sociais, ou isto será tudo um exagero de quem procura generalizar?
Fica aqui lançada a questão e com o fim de semana à porta, quem sabe tirarmos uns minutos para pensar nisso e na importância que afinal damos a estas "redes"!
Bom fim-de-semana.