Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

...o avesso de mim!

Eu achava-me aparentemente normal, até descobrir...

O Farol ...

... da Boa Nova!

20200122_154838.jpg

 

Este é o Farol de Leça e é um dos trinta faróis do Continente, situa-se no distrito do Porto, Município de Matosinhos. Também é muito conhecido pelo Farol da Boa Nova, de resto o nome pelo qual gosto mais de o chamar!
Cresci habituado a ver este monumento, perto da zona onde morava, as noites sempre foram iluminadas pela sua luz, a mesma que serve de ajuda à navegação marítima!
De há uns anos a esta data, o Farol encontra-se aberto ao público todas as quartas-feiras, onde de forma gratuíta os mais curiosos podem conhecer um pouco mais da sua história e subir ao cimo onde podem apreciar a paisagem em redor!
Nós que moramos perto, nunca nos propusemos a visitá-lo, apesar da imensa curiosidade que acabamos por 'matar' na passada quarta-feira!
Aproveitando que ambos estávamos em casa, após uma volta por uma loja de móveis, rumávamos à praia quando nos lembramos que poderíamos aproveitar aquele momento para visitar o Farol!
Assim fizemos então, com outros dois visitantes, fomos acompanhados pelo Faroleiro que nos fez subir as 250 escadas até ao cimo do monumento, falou-nos da história, da mecânica que antigamente fazia trabalhar o farol, até ao método actual que o farol utiliza na ajuda à navegação!
Adorei a visita, adorei o conhecimento que nos foi dado de forma gratuita, mas sobretudo amei a paisagem que podemos observar do topo do Farol!
Partilho uma das fotos que tirei, virado a sul, onde ao longe podemos ver a doca de Leixões e o novo Terminal de Cruzeiros!
Se ainda não conhecem, não percam tempo...todas as quartas-feiras!
Bom fim de semana.

20200122_153904.jpg

33 comentários

Comentar post

Pág. 1/2